Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Atração e Paixão

Acredita-se que um dos momentos biológicos mais propícios para se apaixonar ocorre quando estamos vivendo situações emocionais extremas, como alegria, tristeza ou excitação em demasia, pois o cérebro fica repleto das substâncias dopamina, noradrenalina e serotonina. Elas podem nos predispor quimicamente à paixão e, então, talvez aconteça o tão sonhado amor à primeira vista.
Ansiedade, primeiro sintoma da paixão
Os sistemas químicos que participam na formação do vínculo amoroso entre os parceiros podem ser também poderosos estimuladores da ansiedade. Quem nunca se sentiu inseguro e/ou ansioso com aquele friozinho na barriga quando trocou os primeiros olhares e palavras com o parceiro escolhido?
Para explicar este paradoxo, os estudiosos têm afirmado que os seres humanos são ansiosos até que um vínculo social é conquistado e, uma vez que isso ocorra, é provável, embora não necessário, que a ansiedade seja substituída por sentimentos positivos de estabilidade, aconchego, integração e prazer de estar ao lado da outra pessoa.
Outro dado curioso a respeito da atração é que ela se caracteriza por ser um estado mental alterado com entusiasmo ou júbilo semelhante à fase hipomaníaca da doença ou transtorno bipolar, com aumento dos níveis de dopamina e noradrenalina.
Outros componentes da atração são representados por comportamentos padrões específicos que evocam uma resposta de reciprocidade ("no mundo, só existe o meu amado e somente eu existo para ele") e pensamentos intrusivos ("o meu amado não sai da minha cabeça"), que são parecidos com as obsessões típicas de uma doença, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Então de agora em diante, quando sentir um friozinho na barriga antes de correr pro banheiro olhe pro lado e encontre seu amado ou amada... Que tenhamos muitos friozinhos.



2 comentários:

  1. Em ordem para não sentir ansiedade!!
    1º Respirar fundo!!
    2º Repetir mentalmente... "é a coisa mais normal do mundo!"
    3º Tomar umas duas ou quantro doses de alguma coisa!!! ( Mais que isso pode dar merda!!)
    4º Se nada disso funcionar esqueça!! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir