Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Internet Banda meio Larga para todos

No Brasil internet é muito cara. Aqui em media 4,5% da renda é gasta com banda larga na Rússia 1,68% e em países desenvolvidos 0,5%, nosso serviço 5 vezes mais caro do que no Japão, 2,7a mais que a Rússia e 2,5 vezes mais caro do que o México. Apenas 21% da população tem acesso ao serviço e está a maior parte concentrada no Sul, Sudeste e Centro Oeste e menos de 1% da população tem mais do que 8Mbps. O nosso serviço é de baixa qualidade. Quando o serviço de telefonia foi privatizado, não foi regulamentado nada sobre a internet então as empresas não tem obrigações sociais de levar o serviço a todos. Por isso ainda hoje boa parte do território nacional não tem acesso a banda larga.
O Plano Nacional de Banda Larga tem a proposta de levar pelo menos 512K de velocidade a todos os municípios, a qualquer favela por um preço entre 15 e 25 reais. O Plano Nacional de Banda Larga no fundo é o reconhecimento de que a Anatel não conseguiu que a empresas operadoras, simplesmente por medidas regulatórias, expandissem a banda larga.
O governo retomou a Telebrás para criar uma competição com essas operadoras.
A retomada da Telebrás é o ponto do plano que está sendo mais atacado.
As operadoras queriam receber o dinheiro, queriam tirar o imposto e manter praticamente os preços que elas praticam. Ou seja, o governo daria bilhões para elas fazerem no modelo absurdo, de desrespeito ao consumidor que elas vêm praticando.
A velocidade de 512k ainda é uma velocidade muito pequena, mas o interessante disso é o governo criar alguma concorrência pra essas empresas e levar internet para os que não tem acesso por um preço menor. 
Vamos esperar que aconteça dessa forma.

Um comentário:

  1. Então eu tô doido!!!
    Tecnicamente onde chega 512k de ADSL chega 3Mb a infraestrutura é a mesma!!!
    O que a telebrás não quer é brigar com as Operadoras... com isso fica o calaboca da "inclusão Digital" ou meia inclusão!!

    ResponderExcluir