Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Soberania X Dinheiro - Brasil X Facebook




Engraçado essa noticia sobre interrupção de serviços do Facebook no Brasil. Como algo aparentemente tão pequeno como uma briga de vizinhos, mesmo que seja envolvendo uma famosa a senhora Luize Altenhofen, pode interromper os serviços da maior rede social do mundo em um pais inteiro tão grande como o Brasil.

Descumprindo da decisão, dando uma de João sem Braço, a empresa alegou que o “Facebook Brasil não é o responsável pelo gerenciamento e do conteúdo e da infraestrutura do Site Facebook”.

E completou: “Essa incumbência compete a duas outras empresas distintas e autônomas, denominadas Facebook Inc. e Facebook Ireland LTD., localizados nos Estado Unidos da América e Irlanda, respectivamente".

O juiz do caso, Régis Rodrigues Bonvicino, considerou a declaração “afrontosa à soberania brasileira”. “Se o Facebook opera no Brasil, ele está sujeito às leis brasileiras”, escreveu.

Esse problema esbarra em duas dificuldades com resoluções longinquas que são: A falta de leis internacionais para a internet e a soberania das leis de um pais. No primeiro caso na internet se posta tudo, a qualquer momento, e se espalha de uma forma grandiosa, e todos tem a liberdade de ver, comentar, compartilhar e é o que da esse ar de descontrole e que não tem fronteiras. No segundo se trata de rede uma social que oferece seus serviços no pais que não quer seguir as leis que regem ele.
Vi criticas a determinação do juiz Régis Rodrigues Bonvicino e a ameça que suspendesse o serviço do Facebook caso não fosse cumprida, mas temos que ficar de olho. Realmente temos que ficar atentos a liberdade de expressão, mas não podemos esquecer da soberania do Pais que já está bem subjugada, vide história da espionagem que está divulgada já há alguns meses.



Fontes G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário