Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Aí vem elas... e ele?


Já são seis as mulheres no novo ministério de Dilma

Celso Marcondes


Desenvolvimento Agrário e Igualdade Racial são novas pastas definidas. Mais 5 ministérios podem ser ocupados por mulheres
Avança a cota de mulheres no ministério da presidenta eleita Dilma Rousseff. Maria Lúcia Falcon foi convidada para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Engenheira agrônoma, hoje é a titular da Secretaria de Planejamento do Governo de Sergipe, comandado pelo petista Marcelo Deda.
No final de semana Dilma já havia convidado a socióloga Luiza Bairros para a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. Gaúcha radicada na Bahia, hoje ela assume o mesmo cargo no governo de Jaques Wagner e é militante histórica do Movimento Negro.
Caso sejam oficializados os nomes das duas, subiria para 6 o número de mulheres já definidos para o próximo ministério: Miriam Belchior (Planejamento), Ideli Salvatti (pesca e Aquicultura), Helena Chagas (Secom) e Maria do Rosário (Direitos Humanos) são as outras.
Além delas, existem várias no páreo para outras cadeiras:
Meio Ambiente: é quase certa a manutenção da atual ministra Izabella Teixeira.
Secretaria das Mulheres: muito provável que seja a deputada capixaba Iriny Lopes.
Cultura: uma das situações mais complicadas. Entrou na disputa na semana passada a artista Ana de Hollanda, irmã de Chico. Mas o PT mineiro acaba de sugerir o nome de Luiz Dulci, hoje na Secretaria-Geral da Presidência. Outra mulher cotada no princípio, a professora Marilena Chauí, está fora das especulações do momento.
Esportes: a deputada federal gaúcha Manuela D’Ávila estava só na disputa com o atual ministro Orlando Silva. Agora, entrou mais uma mulher no páreo, a deputada federal eleita e ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, ambas são do PCdoB. Ao que parece, esta é a preferida do partido.
Desenvolvimento Social: disputam o cargo a gaúcha Tereza Campello, hoje coordenadora de projetos estratégicos da Casa Civil, e Márcia Lopes, atual ministra.
Para não dizer que não falei de homens: Ciro Gomes, convidado por Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Integração Nacional teria informado que prefere a Saúde. Um novo problema para a presidenta resolver

Nenhum comentário:

Postar um comentário