Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Fim do Tráfico no Rio de Janeiro


 O Rio de Janeiro foi bombardeado nas ultimas semanas de um sensacionalismo barato, que servia pra colher audiência da turma da Zona Sul e para os leigos. Após duas semanas utilizando essa noticia como se fosse uma revolução, algo realmente novo, o tráfego do Rio de Janeiro acabou. Foi? Claro que não. “Tomar” o Morro do Alemão não resolve o problema da violência, parece cenas do filme Tropa de Elite 2, a policia invade o morro tira os traficantes e instala a UPP(Unidade de Polícia Pacificadora) e facilita o caminho das milícias(grupos criminosos que controlam várias favelas do Rio de janeiro, formada principalmente por policiais, à pretexto de garantir a segurança contra traficantes, os milicianos passaram a intimidar e extorquir moradores e comerciantes, cobrando taxa de proteção. Hoje elas dominam 41,5% das 1006 favelas do Rio).

   A realidade no Rio é que de todos ataques contra carros, ônibus, motos e etc, apenas 2% ocorreram na Zona Sul. Enquanto no morro o povo estava escondido em suas casas com balas às invadindo e queimando seus veículos, na Zona Sul estavam todos escondidos em suas casas por causa do clima de guerra incitado pelas principais emissoras. Quando eu vi a transmissão de uma bandeira instalada em um dos pontos mais altos do morro. Eu me perguntei... Vitória de quem? Contra quem? No morro são moradores que foram esquecidos pelo Estado e pela sociedade e por falta de oportunidades estão jogados a sorte. Aproveitando-se disso a nata da sociedade(juizes, banqueiros, militares, políticos, advogados) que financiam e lavam o dinheiro do tráfego, não são combatidos, na verdade nem são comentados. 
   Não há um debate sério nas mídias, elas se preocuparam em vender jornais, em ter audiência e não discutir problemas reais. Como por exemplo porque a policia não procura quem lava o dinheiro do tráfico? Juizes e advogados que estão envolvidos? Políticos que servem ao tráfico ou é o tráfico que servem a eles? Empresários com negócios no tráfico? O que o Estado propõe sobre educação e ocupação da população civil dos morros? Nada disso parece interessar realmente. Tiros e pessoas mortas provavelmente dá mais audiência e não mexe com ninguém que não deva ser incomodado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário